Gostaria tanto de entender porque o mundo pede que tenhamos personalidades separadas: uma pública e uma interna, secreta.
Não podemos ser verdadeiros com todos, da mesma maneira que somos com nós mesmos?
Por que devemos arrumar desculpas, ou até contar as famosas "mentiras necessárias", para justificar o que realmente estamos querendo, sentindo, pensando, para não sermos oprimidos ? O que tem de tão macabro na verdade? Afinal de contas, não é isso que todo mundo espera?
O indivíduo vem até você por vontade própria, te pergunta o que você pensa a respeito de "x" assunto, ai você simplesmente fala a verdade. Como a verdade incomoda! Já cansei de escutar que sou louca, que estou viajando, que sou ruim, que não precisava ser tão sincera...caramba, era para mentir?
Escuta:
-Antes de fazer uma pergunta a alguém, certifique-se de que é capaz de aguentar a resposta!
Essa hipocrisia toda, esse "jogo social", na minha opinião, só serve para castrar nosso desenvolvimento pessoal. Se pudéssemos ser realmente livres para pensar, falar, nos expressar naturalmente desde crianças e por toda a vida, acredito que seríamos muito mais felizes....eu aliás amo uma verdade, me faz crescer tanto!
Pare de julgar as respostas que recebe, se você perguntou era porque lá no fundo você queria saber!
" O inconsciente pessoal inclui conteúdos mentais adquiridos durante a vida do indivíduo que foram esquecidos ou reprimidos, enquanto que o inconsciente coletivo é uma estrutura herdada comum a toda a humanidade composta dos arquétipos - predisposições inatas para experimentar e simbolizar situações humanas universais de diferentes maneiras. Há arquétipos que correspondem a várias situações, tais como as relações com os pais, o casamento, o nascimento dos filhos, o confronto com a morte. Uma elaboração altamente derivada destes arquétipos povoa todos os grandes sistemas mitológicos e religiosos do mundo." Carl Gustav Jung
Por que eu não posso recusar um convite, dizer simplesmente que não estou a fim sem causar tristeza, incompreensão? É melhor mentir que tenho um compromisso? Aff!
Conheço pessoas que até para receber um presente, uma flor, um abraço, um beijo, tristemente, sentem imensa dificuldade!
Tenho muito de medo de até onde iremos chegar com tanta opressão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário