quinta-feira, 1 de abril de 2010

E se você virar abóbora?


Atualmente, a maioria das mulheres, contrário ao tão almejado movimento feminista, precisa ter o ego massageado constantemente, seja no seu frustrado relacionamento amoroso, no ambiente de trabalho ou na compulsão pelos falsos desejos impostos a elas. Sentimentos atrelados na maioria das vezes, a enganosa necessidade de um parceiro.
O famoso "Complexo de Cinderela", que nada mais é do que um desvio psicológico que causa a dependência de forças masculinas externas. É como se a mulher esperasse, nem sempre tão paciente quanto as princesas dos contos de fada, a chegada do seu príncipe encantado, do homem que a libertará de todos os seus problemas. Basicamente, a mulher com o "Complexo de Cinderela" busca uma fuga no sexo masculino. Sem, contudo, deixar de buscar sua liberdade e auto-afirmação: isso faz com que a mulher sinta-se angustiada e dividida.
Já o homem, ainda na maioria das vezes, busca essa certeza, através do sexo e do ''super-ego''. Muitas vezes até sem perceber, com toda a inocência e imaturidade de um bom representante da espécie. Mesmo aqueles os quais nunca imaginamos que possam deixar-se perverter ou influenciar-se, usam das estratégias mais inusitadas, sem considerar a vulgaridade e futilidade, pelo sexo! O sexo sem consistência,qualidade e conteúdo. Até mesmo aqueles que se mostram sensíveis e inteligentemente irresistíveis, acabam muitas vezes na badalação, fantasiados da mesma forma que, os previsíveis brutamontes os quais desejam se diferenciar.E tente dizer aos ''senhores-cheios-de-razão'' que agem da mesma forma... e a busca continua!
A psicóloga francesa Maryse Vaillant tem causado a maior polemica, principalmente entre as mulheres, por defender a infidelidade masculina no livro Les Hommes, L'Amour, La Fidélité ( segundo ela, a maioria dos homens não trai por deixar de amar a mulher e, sim, por precisar de espaço próprio ).
Por causa disso, a infidelidade masculina é quase sempre inevitável.
É necessário deixar claro que esses complexos não são doenças. Os sintomas podem se apresentar em qualquer fase da vida adulta.
Qual será então a solução? Segundo Colette Dowling, escritora do livro "Complexo de Cinderela", um bom meio de emancipar-se dessa necessidade é buscar as respostas em você mesmo. Procurar em si os meios de construir a sua própria felicidade, focada em objetivos e pessoas reais. Parece simples, mas ao constatarmos que por toda a vida fomos educados para nos tornarmos pessoas-modelo, bem educadas e agradáveis, e que desde a base de nossa cultura e criação somos incentivados a buscar no sexo oposto ou somente no sexo em si a força e a proteção, então descobriremos que ser livre pode ser mais prazeroso, diferente do que nos foi doutrinado.
Abaixo segue uma parte de um dos excelentes textos de Flávio Gikovate, que pode nos servir como um lindo exemplo e uma nova visão:
" ...o homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou. Estamos entrando na era da individualidade, que não tem nada a ver com o egoísmo. O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral. A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa a aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguires trabalhar sua individualidade..." Flávio Gikovate.

Pense na possibilidade:


E se você virar uma abóbora e não tiver uma fada ou um príncipe disposto a te salvar?







7 comentários:

  1. vc esta me surpreendendo...mas ainda espero aqueeeles contos rsrsrsrs NAt

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, adorei te conhecer ontem, e o conteúdo do seu blog está ótimo! Também sou fã do Gikovate. Espero te encontrar na unidade para trocarmos mais idéias! Alê

    ResponderExcluir
  3. Que maximo que entrou no blog e gostou...fico super honrada!Vamos combinar todos mais vezes sim, foi super agradavel! Bj

    ResponderExcluir
  4. A honra é toda minha!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo!! Pois é entre cinderelas, falsos sensíveis, brutamontes,feministas, femininas, machos e fêmeas.....há a terrível dissolução do sexo...uma vez que nem sempre é a solução para a vida.....nem sempre tem de ser tão levado a sério nem tão desprezado..rs! Adorei mais ainda a pergunta final...rs! e quem nos salvará de nós ou de nossa individualidade...? "è sobre-humano amar" como dizia o poeta....e descobrir um regime em que dois se encontram em um ...sem que a individualidade dissolva é uma arte.....né?E arte está aí para juntar o caos que somos no sexo e na vida.....
    Adorei rever você e mais ainda redescobrir em você o que já se anunciava há muitos anos.....
    Grande beijo,
    João

    ResponderExcluir
  6. Pois é, não é mesmo? Já se anunciava e vc nem famoso era... dividia o bandejão do Kg conosco ... ahahaha... fico muito orgulhosa em poder dividir esse novo desafio com você! Obrigada! Bj

    ResponderExcluir
  7. aahaha....é mesmo! vamos dividir e sobretudo somar nesse novo desafio...rs!O orgulho então é nosso! Sinto a mesma felicidade! Não sou famoso, não.....rs! Só escrevo umas coisinhas à toa....!

    você é quem vai ficar!!
    Beijão....vou entrar por aqui sempre...

    ResponderExcluir